Gasin Portal Home

News ReleaseA inovação tecnológica Freshline® Superfresh da Gasin permite aumentar a vida útil dos produtos de alimentação frescos mantendo a sua qualidade

March 03, 2015 Perafita (Porto)

  • A nova solução, desenvolvida no centro de I+D que a companhia possui em Barcelona, representa um importante avanço para o comércio tradicional, indústria alimentar, distribuição e para o consumidor doméstico já que permite conservar a cadeia de frio dos alimentos garantindo a sua qualidade e sabor, permitindo ainda comercializar fora da sazonalidade, bem como disponibilizar produtos frescos.
  • Freshline® Superfresh permite aos produtores de alimentos congelados entrar no mercado dos produtos frescos, ao produtor de produtos frescos comprar a matéria prima fresca no melhor momento, e ao sector da distribuição racionalizar o transporte de alimentos frescos, reduzindo as perdas provocadas pelo não aproveitamento atual de alimentos excedentários que são descartados.
  • A solução é também sustentável, ao contribuir para a resolução do volume significativo de alimentos que atualmente são descartados.
  • Se o tratamento é o adequado, o novo processo permite congelar duas vezes o produto alimentar sem que perca nenhuma das suas qualidades.

Gasin, empresa de gases para a indústria, ciência e saúde, apresenta a sua inovadora solução no âmbito da alimentação: Freshline® Superfresh. Trata-se duma aplicação que permite aumentar a duração e qualidade dos seus produtos alimentares e a cadeia de frio.

Este inovador processo combina a tecnologia criogénica com a embalagem em atmosfera protetora (EAP), com o objetivo de reduzir a deterioração do produto alimentar congelado depois da sua descongelação. Este método permite uma congelação mediante a qual o produto descongelado oferece na mesma qualidade, aparência e duração standard comparável ao produto embalado mediante atmosfera protetora, além de manter inalterável o seu sabor e textura.

O produto descongelado mantendo-se fresco durante mais tempo e preparado para voltar a ser congelado
Uma vez conservado mediante o novo processo da Gasin, desenvolvido pelo grupo Air Products, o produto pode ser guardado e distribuido no estado de congelação antes de ser descongelado a pedido no seu ponto de venda ou diretamente pelo consumidor final. Admitindo que o produto tenha sido descongelado corretamente, o consumidor final pode inclusivé voltar a congelar o produto em sua casa e beneficiar dum produto alimentar fresco como se nunca tivesse sido congelado.

As demonstrações e testes realizados no laboratório de investigação que a companhia possui em Bellaterra (Barcelona), demonstram que em alguns casos os alimentos que se submetem ao processo Freshline® Superfresh mantém-se frescos durante mais tempo nos estabelecimentos comerciais, especialmente, se se compara com aqueles produtos que foram embalados unicamente com técnicas de atmosfera protetora (EAP).

Solução sustentável: facilita o transporte e evita o desperdício de alimentos
Esta nova solução permite á indústria alimentar um maior grau de flexibilidade na cadeia logística do transporte de produtos. Além de permitir também a redução dos resíduos alimentares desde a cadeia de fornecimento (supermercados, etc.) até ao consumidor final, pelo que representa uma poupança importante nos custos além de ser uma solução sustentável num momento em que os alimentos excedentes atingem níveis alarmantes, á volta de 100 milhões de toneladas de comida descartada cada ano somente na União Europeia.

Comercialização de produto fresco fora de sazonalidade: uma mudança no mercado da alimentação
Por outro lado, Freshline® Superfresh permite um impulso estratégico para os produtos frescos e congelados que graças á inovação tecnológica da Gasin na conservação de alimentos, a partir de agora poderá ter uma oferta de produtos fora de sazonalidade, comprando a matéria prima quando esta esteja no seu momento ótimo a nível da qualidade e preço para cobrir a procura futura.

A responsável do segmento de alimentação na Air Products Europa, Médio Oriente e África, Ann Callens afirmou que “O novo processo da Air Products permite flexibilidade e novas oportunidades para a indústria de produção de alimentos congelados. Não só reduz os custos de desaproveitar os alimentos excedentes no processo de produção, além de que a partir de agora este sector poderá introduzir-se no mercado da alimentação fresca aplicando alterações mínimas nas suas operações”.

Produtos frescos, naturais e com qualidade saudável para satisfazer as necessidades do consumidor
De acordo com o que foi mencionado pelo responsável do negócio da companhia, “a indústria já está familiarizada com as técnicas de congelação criogénica e as embalagens em atmosfera protetora (EAP), mas o que é completamente novo neste procedimento utilizado pelo Freshline® Superfresh é que combina as virtudes destas duas tecnologias contribuindo com melhores resultados comparativamente com as técnicas tradicionais de alimentos congelados e embalados. Aproveitando-se da inovação da empresa gasista, os produtores, comercializadores e consumidores poderão manter os alimentos frescos durante mais tempo e no seu conjunto a indústria poderá satisfazer melhor a procura de produtos frescos, saudáveis e naturais por parte do consumidor.”

Desenvolvida no centro de excelência I+D de Agroalimentação, tratamento de Águas e aplicações de CO2 que a empresa tem em Bellaterrra (Barcelona), a solução Freshline® Superfresh acaba de ser lançada pelo grupo Air Products em toda a Europa também através da Gasin.

Para mais informações sobre Freshline® Superfresh, pode visitar o seguinte link: www.gasin.com/superfresh.  

Sobre a Gasin
Gasin é uma empresa líder no sector de gases industriais e medicinais que produz, distribui e vende gases para múltiplos sectores: metalurgia, vidro, águas, alimentação, medicinal, energia, petroquímica, laboratórios, congelação, refrigeração, enologia, lazer e bebidas. A empresa dispõe duma ampla gama de produtos, soluções e serviços para os seus clientes, bem como materiais e equipamentos destinados ás aplicações destes gases.

Fundada em 1966, a Gasin conta com quase 50 anos de serviço á indústria do nosso país e sempre manteve um vínculo forte com a sociedade. Atualmente a companhia conta com uma equipa de cerca de 40 profissionais em Portugal, 2 centros de produção, 1 laboratório de gases de alta pureza e um centro de I+D sediado em Bellaterra (Barcelona), que desde 2014, tem responsabilidades dentro do grupo Air Products nas áreas da agricultura, alimentação, tratamento de águas e aplicações de CO2. Além de ser uma empresa gasista que dá cobertura em todo território português através duma rede de 25 distribuidores que oferece maior flexibilidade e proximidade e que permitem servir os nossos clientes.

Desde 1995, que pertence ao grupo norte-americano Air Products, facto que lhe garante potencial e a visão dum grupo global que conta com 20.000 colaboradores em mais de 50 países e que presta serviço a clientes em todo o mundo, oferecendo além de gases, materiais de alto rendimento e produtos químicos. Para mais informações sobre a Gasin visite www.gasin.com.  

Sobre a Air Products
Air Products (NYSE:APD) é uma empresa de gases industriais. Durante cerca de 75 anos, a companhia forneceu gases atmosféricos, manufaturados e especializados, bem como equipamentos a mercados de manufaturas tais como metais, alimentos e bebidas, refinarias, petroquímicas e gás natural liquefeito. Os materiais e a tecnologia que a Air Products utiliza em diferentes sectores como semicondutores, poliuretanos, revestimentos e adesivos. Mais de 20.000 colaboradores em 50 países trabalham para converter a Air Products na melhor empresa de gases industriais do mundo graças a uma oferta sustentável e a um excelente serviço ao cliente. No ano fiscal 2014, a Air Products atingiu receitas de 10.400 milhões de dólares e alcançou o lugar 276 na lista anual das 500 empresas públicas da revista Fortune. Para mais informações www.airproducts.com.  

Connect with us on:

|

Contact Us

Online Contact Form

Contact Information

  • Europe/Mid East/Africa
    Espiri Carrasco
    +34 93 2900497
X

This site uses cookies to store information on your computer. Some are essential to make our site work; others help us to better understand our users. By using the site, you consent to the placement of these cookies. Read our Legal Notice to learn more.

Close