Gasin Portal Home

News ReleaseAir Products, ACWA Power e NEOM assinam acordo no valor de $5 mil milhões para unidade de produção em NEOM alimentada por energia renovável para produção e exportação de hidrogénio verde para os mercados globais.

O maior projeto do mundo de hidrogénio verde terá capacidade para produzir diariamente 650 toneladas de hidrogénio verde para transportes e poupar anualmente a emissão de 3 milhões de toneladas de CO2 a nível mundial.

July 09, 2020 Lisboa

A Air Products – que detém em Portugal a subsidiária Gasin -, em conjunto com a ACWA Power e a NEOM, anunciaram um acordo no valor de $5 mil milhões para uma unidade de produção de amoníaco baseado em hidrogénio verde numa escala mundial e alimentada por energias renováveis. O projeto que será detido pelos três parceiros estará localizado em NEOM, um novo modelo de vida sustentável localizado no noroeste do Reino da Arábia Saudita e irá produzir amoníaco verde para exportação para os mercados globais. 

O projeto conjunto é a primeira parceria da NEOM com parceiros líderes nacionais e internacionais na área da energia renovável e será uma peça fundamental para a sua estratégia de afirmação como protagonista no mercado global de hidrogénio. Ele baseia-se numa tecnologia comprovada e de classe mundial e irá incluir uma integração inovadora de mais de 4 gigawatts de energia renovável proveniente de energia solar, eólica e de armazenamento; produção diária de 650 toneladas de hidrogénio por eletrólise utilizando tecnologia thyssenkrupp technology; produção de azoto por separação do ar utilizando tecnologia da Air Products; e a produção de 1.2 milhões de toneladas anuais de amoníaco verde recorrendo a tecnologia Haldor Topsoe. O projeto deverá entrar em operação em 2025. 

A Air Products será o comprador exclusivo do amoníaco verde e pretende transportá-lo para todo o mundo para ser decomposto para produzir hidrogénio verde para o mercado dos transportes.

"Estamos honrados e orgulhosos nesta parceria com a ACWA Power e com a NEOM e por usarmos tecnologias comprovadas para tornar real o sonho mundial de energia 100% verde", diz o chairman, presidente e chefe-executivo da Air Products, Seifi Ghasemi. "Aproveitando o perfil único do sol e do vento de NEOM para converter água em hidrogénio, este projeto irá permitir obter uma fonte de energia totalmente limpa numa escala massiva e irá permitir ao mundo uma economia anual de três milhões de toneladas de emissões de CO2 e eliminar emissões com efeito de estufa e outros poluentes equivalente a mais de 700.000 automóveis.”

O chairman da ACWA Power, Mohammad A. Abunayyan, diz: "Acreditando na nossa visão 2030 e nas aspirações de Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Mohammed bin Salman de tornar NEOM pioneira global de vida sustentável, a Administração da ACWA Power está orgulhosa em fazer parte deste investimento único e revolucionário no mundo. A ACWA Power tem um histórico de sucesso no aproveitamento pioneiro das tecnologias de energia renováveis para disponibilizar energia sem carbono e a baixo custo. Com a nossa experiência global, estamos confiantes de que a nossa colaboração com uma empresa líder do setor como a Air Products irá criar oportunidades significativas para a produção de hidrogénio verde e ajudar a cumprir o nosso objetivo de auxiliar os países a atingir as suas metas de energia limpa e potenciar benefícios socioeconómicos significativos. Baseado no Cluster Industrial de NEOM, este investimento irá integrar e localizar tecnologias de vanguarda que recorrem a energia solar e eólica para a produção de energia verde sustentável e acessível globalmente".

O presidente-executivo da NEOM, Nadhmi Al Nasr, diz: "Esta parceria reflete o nosso profundo compromisso com o desenvolvimento de uma sociedade positiva em relação ao carbono e que será uma referência para a vida sustentável e uma solução para muitos dos desafios ambientais que o mundo enfrenta. Isto demonstra a capacidade de NEOM para gerar oportunidades significativas de parcerias com investidores internacionais e nacionais. Este é um momento fundamental para o desenvolvimento de NEOM e um elemento essencial da Visão Saudita 2030 contribuindo para a estratégia do Reino de energia limpa e economia circular de baixo carbono. Enquanto maior projeto de hidrogénio renovável do mundo, os diretores da NEOM, chefiados por Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro Mohammed bin Salman, e a equipa executiva da empresa anunciam com satisfação este marco significativo para NEOM de se  tornar num líder global em produção de hidrogénio verde e combustíveis verdes. Também estamos muito entusiasmados que duas empresas de classe mundial, a Air Products e a ACWA Power, se tenham juntado a nós no desenvolvimento deste grande projeto, o primeiro de muitos desenvolvimentos a esta escala, que colocarão NEOM no coração de uma nova sociedade do futuro".
 
Sobre a Air Products
Air Products (NYSE:APD) é uma empresa líder mundial em gases industrias que existe há quase 80 anos. A empresa disponibiliza gases industriais essenciais, equipamentos relacionados e experiência em aplicações a clientes de dezenas de indústrias incluindo refinação, química, de metais, eletrónica, manufatura e alimentação e bebidas. A Air Products é também um líder global no fornecimento de tecnologia e equipamentos para processos de gás natural liquefeito. A companhia desenvolve, projeta, constrói e detém alguns dos maiores projetos de gás natural no mundo, incluindo projetos de gaseificação que convertem, de forma sustentável, recursos naturais abundantes em gás de síntese (syngas) para a produção de energia, combustíveis e químicos de alto valor. 

A companhia registou, no ano fiscal de 2019, vendas de $8.9 mil milhões em operações de 50 países e conta atualmente com uma capitalização bolsista de cerca de $50 mil milhões. Mais de 17.000 funcionários apaixonados, talentosos e comprometidos e diferentes formações são impelidos pela Air Products para criar soluções inovadoras que beneficiem o ambiente, melhorem a sustentabilidade e respondam aos desafios dos clientes, comunidades e do mundo. Mais informação em airproducts.com

Sobre a ACWA Power
A ACWA Power desenvolve, investe e opera na geração de energia e em unidades de produção de água dessalinizada. Estabelecida em 2004, em Riad, na Arábia Saudita, a ACWA Power emprega mais de 3.500 pessoas e está presente, atualmente, em 12 países no Médio Oriente, África, Ásia Central e Sudoeste Asiático. O portfólio da ACWA Power inclui 59 ativos com um valor de investimento de US$ 48,8 mil milhões, produzindo 34 GW de energia e 5,9 milhões de m3 por dia de água dessalinizada distribuída em volume para satisfazer as necessidades dos serviços públicos e indústrias a longo prazo e modelos de parceria pública-privada. A missão da ACWA Power é distribuir de forma confiável eletricidade e água dessalinizada a baixo custo, contribuindo eficientemente para o desenvolvimento socioeconómico sustentável das comunidades e dos países. A ACWA Power está comprometida com os valores de Segurança, Pessoas e Desempenho no desenvolvimento dos seus negócios em todas as localizações geográficas. Para obter mais informações, visite www.acwapower.com

Sobre a NEOM
NEOM é um acelerador de progresso humano e da visão do que pode ser um Novo Futuro. É uma região no noroeste da Arábia Saudita, no Mar Vermelho, construída totalmente como um laboratório vivo – um lugar onde o empreendedorismo irá traçar a trajetória deste Novo Futuro. Ele será o destino e a casa para pessoas que sonham em grande e querem fazer parte da construção de um novo modelo de qualidade de vida criando empresas prósperas e reinventando a conservação ambiental.

NEOM será a casa e o local de trabalho de mais de um milhão de residentes de todo o mundo. Irá incluir cidades, povoados, zonas portuárias e empresariais, centros de pesquisa, espaços de desporto, entretenimento e destinos turísticos. Como centro de inovação, os empreendedores, líderes empresariais e empresas virão para pesquisar, incubar e comercializar novas tecnologias e empreendimentos de uma forma vanguardista. Os residentes de NEOM irão incorporar um etos internacional e abraçar uma cultura de exploração, aceitação de riscos e de diversidade – tudo suportado por uma lei progressista compatível com normas internacionais e propícia ao crescimento económico. Para obter mais informações, visite newsroom.neom.com e www.neom.com.

Connect with us on:

|

Contact Information

An error has occured, please fix the highlighted fields.
To request a quote or for more information about Air Products, please fill out the form below, and an Air Products representative will contact you shortly.
Please use the form below to contact us.

What can we answer for you?

  1. What kind of inquiry?

If you would prefer to contact us by phone, you can call any of our Air Products locations worldwide by visiting Worldwide Locations & Phone Numbers.

X

This site uses cookies to store information on your computer. Some are essential to make our site work; others help us to better understand our users. By using the site, you consent to the placement of these cookies. Read our Legal Notice to learn more.

Close